O diagnóstico positivo para o HIV, o vírus causador da AIDS, é um momento difícil. Por se tratar de uma doença ainda sem cura e que pode causar inúmeros problemas de saúde, por atacar severamente o sistema imunológico, é natural que o soropositivo manifeste choque, ansiedade e medo num primeiro momento. Entretanto, os serviços de saúde e tratamento disponíveis atualmente são capazes de garantir a qualidade de vida do paciente.
Nem todo portador do HIV manifestará os sintomas, por isso a importância de fazer check-ups e exames periódicos, pois, quanto mais cedo o diagnóstico para a doença, maiores são as chances de realizar um tratamento eficaz contra os seus efeitos no organismo.
Tratamento da doença
O tratamento é realizado a partir de um coquetel medicamentoso e é indicado por um médico infectologista, de acordo com o tipo de infecção manifesta em cada paciente. Ele deve ser seguido à risca, para garantir que o organismo crie defesas contra o avanço do vírus.
O diagnóstico para o HIV precisa ser percebido como um novo estilo de vida, jamais como algo que limite a pessoa. Conviver com uma pessoa soropositiva não oferece risco algum, basta seguir os cuidados com o manuseio de objetos cortantes, e o uso de preservativos nas relações sexuais.
Saiba mais sobre a AIDS em nossos artigos: “Conheça alguns dados e se proteja da AIDS”, “Dia Internacional da Luta contra a AIDS”, “AIDS – Apoio social ao portador do HIV”, “AIDS e Saúde Mental – A importância do apoio psicológico durante o tratamento” e “AIDS – Como prevenir o contágio do HIV”.