Há algumas décadas, para se ter notícias de alguém que morava longe, era necessário enviar uma carta e esperar a resposta. Isso levava algumas semanas e ainda havia o risco de a correspondência ser extraviada.
Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, grandes invenções transformaram a maneira de se comunicar, as cartas migraram para o telefone, as ligações se tornaram e-mails e mensagens instantâneas nas redes sociais ou aplicativos nos smartphones. A internet se tornou uma ferramenta de comunicação muito forte, capaz de conectar pessoas ao redor do mundo num piscar de olhos.
Entretanto, o uso excessivo das redes sociais, alinhado à expectativa pessoal e comparação com o estilo de vida que as pessoas compartilham, podem prejudicar a saúde mental. Isso porque, a exposição da vida pessoal e o excesso de cobranças impostas pelos padrões expostos, podem gerar distúrbios emocionais como a ansiedade e a depressão, que trazem sensação de impotência e frustração.
Pausa nas redes sociais
As redes sociais se tornaram uma importante forma de nos comunicarmos com outras pessoas e porta de entrada para novos aprendizados, mas devemos estar atentos ao menor sinal de dependência e abalo emocional. Quando as coisas importantes deixam de ser realizadas e as interações se limitam ao meio digital, é preciso dar uma pausa, ou mesmo buscar apoio.
Se você estiver passando por isso, aqui vão algumas dicas para se desprender das redes sociais:
O equilíbrio é primordial para uma vida saudável e isso inclui nossos hábitos, estejam eles relacionados à tecnologia ou não.
Use as redes sociais para interagir com outras pessoas, mas não se esqueça de que cada pessoa é única e possui diferentes realidades, histórias de vida e oportunidades.
E lembre-se: você é uma pessoa melhor sendo você mesmo(a)!