O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais (células dos lobos, células produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é drenado o leite), anormalidades estas causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama.

Embora muitos tipos de câncer de mama possam apresentar-se como um nódulo, nem todos o fazem. Existem outros sintomas  que quando percebidos a mulher deve comunicar imediatamente ao seu médico. Também é importante entender que a maioria dos nódulos na mama não é câncer, muitos podem ser benignos. Os tumores benignos de mama são crescimentos anormais, mas não se disseminam. Mas alguns nódulos benignos podem aumentar o risco da contrair câncer de mama. Qualquer alteração na mama deve ser examinada por um médico para determinar se é benigna (ou não) e se isso pode implicar em um risco para o desenvolvimento de um câncer no futuro.

Cenário atual do câncer de mama no Brasil: •No mundo – é o segundo caso mais frequente. •	53,90% de casos avançados; •	Detectados – no início, tem 95% de chances de cura; •	56,20% de casos no Brasil por ano.

A imagem exibe alguns dados sobre a realidade atual do câncer de mama no país.