Muitas pessoas não gostam do inverno e expressam que o clima frio, chuvoso ou nublado as deixam mais preguiçosas e diminuem sua produtividade. Essas são declarações bastante comuns sobre essa época do ano.

De toda forma, quando os sintomas passam a incluir tristeza constante, isolamento excessivo e perda de interesse em atividades que costumavam despertar entusiasmo, é muito possível que se trate de depressão sazonal.

O que é depressão sazonal?

A depressão sazonal possui as mesmas características da depressão comum; há ocorrência de tristeza, desmotivação e queda no prazer pela vida em todas as suas áreas, como pessoal, profissional e social. O único ponto de distinção é que, enquanto a depressão comum pode durar o ano todo, a depressão sazonal é ocasionada em estações específicas, principalmente entre o outono e o inverno.

Por que ocorre a depressão sazonal?

A explicação por trás da depressão sazonal engloba, principalmente, as baixas luminosidades e temperaturas que marcam as estações do outono e do inverno. Esses fatores contribuem para o aumento da melatonina (hormônio do sono) e a diminuição da serotonina (hormônio da felicidade). Também ocorre a queda na vitamina D, já que o sol se faz pouco presente nestas temporadas.

Isso explica porque, nos dias mais frios e cinzentos, há uma tendência maior à preguiça para sair da cama e cumprir as tarefas do dia. É importante avaliar se essa tendência não se transforma em algo maior, passando a comprometer a qualidade de vida. Nesses casos, é necessário obter ajuda de um profissional qualificado – um psicólogo ou psiquiatra.

Quais são os tratamentos possíveis para a depressão sazonal?

Existem diferentes abordagens para o tratamento da depressão sazonal, sendo três deles os principais:

Fototerapia – este tratamento se constitui da aplicação de uma luz luminosa sobre a pele do paciente, por cerca de 30 minutos. Esta luz artificial funciona como uma substituta da luz solar, retomando o funcionamento adequado do cérebro.

Psicoterapia – as sessões de psicoterapia são realizadas por um psicólogo; neste tratamento são realizados exercícios reflexivos para ajudar o paciente a reconhecer suas emoções e a lidar com elas de maneiras mais saudáveis.

Medicamentos – o psiquiatra pode receitar medicamentos para o tratamento da depressão sazonal. Os medicamentos podem ser antidepressivos, que contribuem para aumentar os níveis da serotonina no cérebro e, dessa forma, retomar a alegria e o bem-estar, ou a suplementação da vitamina D.

Relembre algumas informações

O que você precisa saber sobre depressão sazonal: • A depressão sazonal possui as mesmas características da depressão comum, mas ocorre em estações específicas; • Ela aparece principalmente entre o outono e o inverno, estações mais frias e com menos luz solar; • As pessoas ficam mais vulneráveis nessas estações, porque há o aumento do hormônio do sono e queda no hormônio da felicidade; • Alguns dos sintomas são a sensação de tristeza, cansaço e desânimo frequentes, e a necessidade de isolamento; • Os psicólogos ou psiquiatras podem constatar o diagnóstico e indicar para o tratamento mais adequado; • Entre os principais tratamentos estão a fototerapia, psicoterapia ou uso de medicamentos. A imagem apresenta algumas das principais informações sobre a depressão sazonal.

A imagem apresenta algumas das principais informações sobre a depressão sazonal.