O cartão de crédito é uma das ferramentas de pagamento mais utilizada pelas pessoas. Entre motivos que explicam esse fato estão: a facilidade por ser simples, não necessitar levar uma grande quantidade de dinheiro, a possibilidade de realizar compras online e, também, a praticidade pela possibilidade de parcelamento.

O grande problema é que esses mesmos motivos também contribuem para que sejam feitas grandes despesas. Para evitar que isso aconteça, é importante manter alguns cuidados. Veja abaixo.

 

Uma pesquisa deste ano de 2022, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, mostrou que o cartão de crédito foi responsável pelo endividamento de 72% dos moradores das duas cidades mais populosas do Brasil - São Paulo e Rio de Janeiro.

Pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor sobre endividamento e sua relação com o cartão de crédito.

Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o processo de organização da vida financeira. Ele permite identificar qual a situação atual das finanças e planejar as próximas compras sem comprometer o orçamento, para que sejam evitados o excesso de gastos e o endividamento.

Considere as condições de compra

É importante avaliar as condições de compra para se certificar que utilizar o cartão traz vantagens suficientes para compras específicas. Caso contrário, o uso do cartão pode ser somente uma forma de endividamento.

Não utilize o cartão como uma forma de complementar a renda

O limite do cartão de crédito, por muitas vezes, pode ser ilusório. Não adianta ter um bom limite se não houver dinheiro suficiente para cobrir os gastos no fim do mês. Por isso, se atente à sua realidade financeira e a quanto pode realmente gastar para evitar as altas taxas de juros do cartão.

Cuidado ao utilizar mais de um cartão

Administrar mais de um cartão de crédito exige cautela e responsabilidade. Por vezes, variar entre diferentes cartões para fazer compras pode gerar confusão e prejudicar o planejamento mensal. Cartões com limites menores passam a falsa ideia de que o impacto no fim do mês não será tão grande, mas de compra em compra as dívidas se acumulam.

Não atrase o pagamento do cartão

O esquecimento também pode ser fator para o endividamento. Esquecer de pagar as contas do cartão gera grandes problemas para o orçamento, considerando as cobranças de juros. Por isso, defina um dia certo para fechamento da fatura e estabeleça uma forma segura para se lembrar de realizar o pagamento.