História do Esporte

Nascida há muitos anos na Índia, a yoga tem como principal significado a união, pois encadeia corpo, mente e emoções. A prática conduz as pessoas a um estado intenso de relaxamento e calma, levando também a uma autopercepção interna. Ao mesmo tempo, ela contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico, ou seja, a yoga ajuda de dentro para fora.

Yoga para iniciantes – como começar a praticar

Segundo o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS), os principais componentes do yoga são a respiração e as posturas, uma série de movimentos criados para ajudar a aumentar a força, a flexibilidade e o equilíbrio. Apesar de ser uma atividade de baixo impacto, é preciso tomar algumas precauções antes de realizar as posturas. Manter o cuidado em todos os esportes é muito necessário, sendo assim, para garantir sua segurança e conforto, siga as seguintes dicas:

  • Pratique em um local amplo e espaçoso;
  • Escolha um horário que esteja sozinho;
  • Comece com posturas mais fáceis;
  • Utilize roupas confortáveis;
  • Procure professores qualificados.

Para obter resultados exige muita dedicação e esforço, mas as vantagens da prática valem a pena.

Benefícios da yoga na mente e organismo

Como já dito, a yoga é considerada uma prática eficaz que pode ajudar a melhorar o condicionamento, diminuir os riscos e dores de lesões, e até mesmo auxiliar na prevenção de sintomas contra depressão e estresse.

Além desses, veja os principais benefícios da prática: Aprimora a flexibilidade; Ajuda no relaxamento físico e metal; Melhora saúde do coração; Aumenta a concentração; Corrige a postura; Diminui a ansiedade; Auxilia no alívio de dores crônicas; Melhora a qualidade do sono.

A imagem apresenta os benefícios da yoga para quem pratica.

Conforme você pratica yoga, passa a se conhecer melhor e a olhar mais para dentro de si, desenvolvendo soluções para problemas internos e externos.