Quando o HIV, principal vírus causador da AIDS, surgiu nos anos 1970, houve muito alvoroço ao redor do mundo, pois se desconheciam suas causas e seu tratamento. Hoje em dia, os avanços para o tratamento têm proporcionado maior expectativa de vida para seus pacientes.
Através de um coquetel de medicamentos, é possível controlar o vírus, impedindo ele se reproduza e cause a AIDS, sigla em inglês para “síndrome da imunodeficiência adquirida”. Essa medicação garante ao paciente mais qualidade de vida e impede a transmissão, mas deve ser utilizada de maneira contínua, sem que o paciente interrompa o uso deste coquetel, para que o vírus se mantenha controlado no organismo.
Entenda como o Vírus HIV age no organismo
O HIV se propaga por meio de fluídos corporais, como sangue, leite materno, sêmen e líquidos secretados durante o ato sexual, atacando os glóbulos brancos, que atuam na proteção do organismo contra doenças.
Saiba mais sobre a AIDS em nosso artigo “Conheça alguns dados e se proteja da AIDS“.
Avanços no tratamento
Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram a possibilidade de eliminar totalmente o vírus do organismo dos pacientes, levando-os a cura da doença. O estudo consiste na utilização de uma molécula capaz de acordar o vírus adormecido, tornando-o vulnerável aos anticorpos.
Ficamos na torcida para que, em breve, seja descoberta a cura!