A partir da concepção da criança, começa o seu desenvolvimento físico, neurológico, sensorial, cognitivo, na linguagem e nas relações sociais.

Etapas do Desenvolvimento Infantil 1. Concepção 2. Desenvolvimento cognitivo 3. Desenvolvimento motor 4. Crescimento físico 5. Linguagem 6. Desenvolvimento neurológico 7. Relações sociais 8. Desenvolvimento social

Fases do desenvolvimento da criança

É no dia a dia que vão surgindo as oportunidades da criança se desenvolver, através da interação com o meio ao redor. A família é a primeira fonte de interação social que a criança tem. É com os familiares que ela vai expressar os primeiros sentimentos, formar as primeiras impressões sobre a vida em sociedade e, para que haja o seu pleno desenvolvimento, é preciso muito mais que as condições básicas de sobrevivência, como um lar para morar, alimentação adequada, acesso à educação e saúde.

A fase conhecida como “primeira infância”, período entre o nascimento e os primeiros seis anos de vida, é de vital importância para que a criança agregue as habilidades necessárias para o seu crescimento, e é neste momento que a família deve proteger, supervisionar suas ações e oferecer os estímulos necessários.

Convívio social da criança

Além da família, a criança terá contato com a sua vizinhança e com a escola, ambientes em que ela terá oportunidade de conviver com pessoas e situações diferentes, mas a família sempre será o alicerce de sua formação.

Promoção do desenvolvimento infantil

  1. Fortaleça as interações com a criança, para que ela possa adquirir as habilidades interpessoais para o convívio com outras pessoas, nas demais esferas da sociedade, através de diálogos, leitura de histórias, brincadeiras;
  2. Estabeleça uma rotina organizada para as atividades, como horários para brincar, dormir, comer, por exemplo;
  3. Interações positivas, através das brincadeiras e dos diálogos, podem ajudar a interpretar as situações do dia a dia, também protegem do estresse e estreitam os laços afetivos;
  4. Cuide para que a criança esteja saudável, com alimentação adequada para as suas necessidades e acompanhamento médico.

Não podemos deixar de falar do amor. Ensine os pequenos sobre amor, sentimentos, respeito aos outros e, sobretudo, sobre si mesmo, para que possam se tornar adultos responsáveis e que transmitirão aos seus descendentes aquilo que receberam de suas famílias.