Ter uma boa alimentação, alinhada à prática regular de atividades físicas, ajuda a manter o equilíbrio da saúde mental.
Estudos publicados pela revista científica global The Lancet Psychiatry, apontam a importância da alimentação para combater transtornos mentais. De acordo com estudos da Universidade de Melbourne, na Austrália, foi identificado que as dietas mediterrâneas e japonesas, ricas em frutos do mar, legumes e verduras, grãos não processados e com poucos açúcares e carne vermelha, proporcionou para suas populações a redução de 35% no desenvolvimento da depressão e outros transtornos mentais.
A fadiga é um dos sintomas mais comuns da depressão. A pessoa que se encontra depressiva sente dificuldade em concluir suas atividades, chegando a se sentir impotente para buscar atividades que lhe dão prazer. A alimentação equilibrada pode proporcionar benefícios que atuam no combate à fadiga e podem contribuir para o ganho de energias para realizar as tarefas do dia a dia, além de garantir o bom funcionamento da flora intestinal, que está diretamente relacionado com o nosso humor.
A princípio, pode não parecer tão simples, mas, como em toda rotina, é importante avaliar as suas atividades e de sua família e encontrar um equilíbrio para que todos possam desfrutar dos mesmos benefícios. Se mora sozinho, crie a sua rotina e fique atento às suas mudanças de comportamento.
Comer é um dos melhores prazeres da vida, então, coma bem e seja feliz!
Saiba mais sobre os benefícios de uma alimentação saudável em nossos artigos: “Saiba como se alimentar para ativar os hormônios da felicidade” e “Como se alimentar para aumentar a Imunidade“.