Durante todos os meses do ano, ocorrem campanhas de conscientização de doenças físicas e/ou psicológicas. O segundo mês conta com duas campanhas diferentes, que abarcam quatro doenças. Continue lendo este artigo para entender sobre as campanhas de fevereiro roxo e laranja.
Campanha Fevereiro Roxo
A Campanha de Fevereiro Roxo foi criada em 2014, por organizações da sociedade civil, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Seu objetivo é trazer informações importantes para a população, acerca de três doenças que, embora sejam muito diferentes, possuem algo em comum: o fato de não terem cura descoberta. Estas são o Lúpus Eritematoso Sistêmico, o Mal de Alzheimer e a Fibromialgia.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico, ou simplesmente Lúpus, é uma doença crônica que caracteriza a produção exagerada de anticorpos pelo organismo, que, em excesso, passam a atacá-lo e prejudicar as articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas podem variar de acordo com a parte do corpo afetada e incluem fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. O tratamento é baseado no uso de medicamentos imunossupressores, que inibem a atividade do sistema imunológico para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
O mal de Alzheimer é um tipo de demência, caracterizado pela degeneração progressiva e irreversível de neurônios essenciais para o bom funcionamento do cérebro, comprometendo principalmente as habilidades cognitivas, como a comunicação, a memória, o pensamento, a compreensão e a aprendizagem. Alguns dos sintomas são a confusão mental, agitação, irritabilidade, mudanças de humor ou apatia e movimentos descoordenados. Os tratamentos incluem o uso de medicamentos e atividades para melhora da cognição, além da prática de exercícios físicos.
A Fibromialgia é uma doença que atinge o sistema locomotor e acomete múltiplos órgãos. É caracterizada pela dor crônica, difusa ou latejante e generalizada nos músculos, costas, cotovelo, no abdômen ou pescoço. Também torna o acometido mais sensível às dores. Outros sintomas podem ser constipação, náusea, excesso de gases, cansaço, fadiga, mal-estar, problemas no sono, ansiedade, mudanças de humor e dificuldade em reter informações. Os tratamentos envolvem medicamentos para alívio da dor, psicoterapia e outras técnicas para relaxamento e alívio do estresse.
Campanha Fevereiro Laranja
A Campanha de Fevereiro Laranja foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em 2019. Ela tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a leucemia, que é um tipo de câncer que tem início nas células-tronco da medula óssea e, portanto, incentivar a doação de medula óssea para beneficiar o tratamento dos portadores da doença.
Leucemia é um tipo de câncer, que ocorre quando os glóbulos brancos perdem a função de defesa do organismo e começam a se dividir de forma descontrolada. A principal característica da doença é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células normais. Quando a doença apresenta crescimento lento, a maioria dos pacientes não manifestam sintomas; nestes casos, a única opção é o monitoramento. Aqueles que possuem a doença com crescimento rápido e agressivo podem identificar dores locais, fadiga, perda de peso, infecções frequentes, hemorragias e hematomas; o tratamento é realizado com quimioterapia e, em alguns casos, há a necessidade de transplante de medula óssea.