Sempre é tempo de cuidar da saúde mental. A vida como a conhecemos é repleta de desafios; muitos a definem como uma montanha russa, porque os momentos bons e ruins vão e vêm o tempo todo. Por isso, os cuidados para manter a mente saudável devem ser realizados regularmente.
O acompanhamento psicológico é uma ferramenta de auxílio para os momentos difíceis. Conta-se com o apoio de um profissional que auxilia o indivíduo a identificar os padrões psíquicos ao lidar com adversidades e desenvolver estratégias positivas para encará-las.
Entenda, neste artigo, o que é acompanhamento psicológico, para quem ele é indicado, quais são os benefícios da prática e qual sua importância.
O que é acompanhamento psicológico?
Acompanhamento psicológico é o auxílio fornecido por um psicólogo em situações pontuais para resolução de um problema específico, superação de uma crise e alívio dos sintomas que esta possa ter causado. Ela difere da psicoterapia, que constitui um processo mais longo que permite maior aprofundamento nas questões internas do indivíduo e desafios diários para realizar uma mudança comportamental mais efetiva.
Quem deve fazer acompanhamento psicológico?
O público ideal do acompanhamento psicológico é constituído por pessoas que estejam lidando com problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade, estresse, vícios, compulsões etc. Outras ocorrências são dificuldades de lidar com mudanças recentes, como de emprego ou casa, ou até mesmo em realizar as mudanças necessárias para a qualidade de vida, superação de traumas e problemas de relacionamento.
Para aquelas pessoas que não estão lidando com um momento difícil ou problema a ser superado, mas gostariam de auxílio psicológico para propiciar maior autoconhecimento, o mais indicado é a psicoterapia.
Qual a importância do acompanhamento psicológico?
Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam o Brasil como o país com maior número de pessoas ansiosas do mundo, com 9,3%. Estes estudos também apontam que 86% da população brasileira sofre com algum transtorno mental, sendo, entre os principais, depressão e ansiedade. Estes dados se intensificam depois da chegada do novo coronavírus no país. Uma Pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e publicada na BBC News Brasil, mais da metade dos brasileiros entrevistados (53%) declararam que sua saúde mental ou emocional piorou desde o começo da pandemia.
Podemos dizer que mudanças causam desconfortos; é comum sentir medo e insegurança frente ao desconhecido, porque os riscos existem. A visão e a experiência profissional de um psicólogo contribuem para lidar com esses sentimentos de forma positiva, impedindo que eles paralisem o indivíduo e prejudiquem suas obrigações relativas ao trabalho ou à família e comprometam sua qualidade de vida.