O HIV, sigla em inglês para “vírus da imunodeficiência humana”, é causador da AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida –, doença crônica que atinge o sistema imunológico e torna o organismo incapaz de se defender de outras doenças e infecções, deixando o paciente vulnerável.

O contágio pode acontecer através de: contato sexual sem proteção, com pessoas portadoras do vírus; transmissão por sangue infectado, como em transfusões de sangue, compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, e pode ser transmitido de mãe para filho, na gravidez, parto ou na amamentação.

Por ser uma doença que pode ficar adormecida por anos no organismo e o indivíduo soropositivo sequer manifestar os seus sintomas, é importante o cuidado e ações que visam a prevenção da doença.

Atitudes que ajudam a prevenir a AIDS Relações sexuais: sempre utilize preservativos; Check-ups e exames regulares: para garantir que não houve a contaminação pelo vírus; Agulhas e seringas: prefira objetos descartáveis; Contato com fluxo sanguíneo ou fluídos corporais: use luvas descartáveis; Utilize objetos cortantes e perfurantes descartáveis ou esterilizados.

Prevenção à AIDS

Lembre-se: o diagnóstico positivo para a AIDS não é uma sentença de morte. Busque informação e orientação médica para garantir melhor qualidade de vida e bem-estar para você e seus familiares.

Saiba mais sobre a AIDS em nossos artigos: “Conheça alguns dados e se proteja da AIDS”, “Dia Internacional da Luta contra a AIDS”, “AIDS – Apoio social ao portador do HIV” e “AIDS e Saúde Mental – A importância do apoio psicológico durante o tratamento”.