O bem-estar corporativo é pautado por uma série de situações e valores que identificam uma condição positiva, harmônica e saudável no trabalho, de forma a garantir a satisfação dos colaboradores, contribuindo também para a qualidade de vida. 

Muitos são os benefícios de garantir o bem-estar no trabalho, tanto para os funcionários quanto para a empresa. Alguns deles são maiores níveis de felicidade, maior tranquilidade e motivação, que se refletem em maior produtividade, diminuição do absenteísmo e da rotatividade e na retenção de talentos. 

Continue lendo este artigo para descobrir os 4 pilares do bem-estar no trabalho e conferir as nossas dicas para que os colaboradores possam deixar a rotina mais leve e para que as empresas contribuam também para este cenário. 

Os 4 pilares do bem-estar corporativo 

O bem-estar integral é fundamentado em diferentes pilares, que servem de base para a manutenção da harmonia, mesmo frente às adversidades. É importante que os colaboradores e os gestores se conscientizem sobre eles e que os priorizem durante todo o processo. 

Pilares do bem-estar no trabalho: Pilar social – está relacionado ao bom relacionamento entre os públicos da organização: entre as equipes, gestores e colaboradores etc. Pilar físico – envolve a boa estrutura do ambiente, segurança, conforto, ergonomia e incentivo a exercícios físicos e boa alimentação. Pilar financeiro – considera salário adequado, benefícios e programas que incentivem a educação financeira, como consultoria, cursos e outros. Pilar mental – refere-se à saúde psíquica dos colaboradores, envolve a jornada de trabalho justa, gestão humanizada, suporte emocional e ações de conscientização.

A imagem revela os pilares do bem-estar no trabalho

Passos para deixar a rotina mais leve 

Invista no autoconhecimento profissional 

Autoconhecimento profissional é um processo de descoberta do próprio perfil, vocação, interesses e objetivos de carreira. Ele tem um papel importante para alcançar o bem-estar no trabalho porque permite ao indivíduo concentrar esforços no que realmente faz sentido e que o aproxima de seu propósito. 

Foque no bom clima organizacional 

O clima organizacional é baseado nos sentimentos e opiniões dos colaboradores no ambiente de trabalho. Nesse sentido, as relações com outros colaboradores são muito importantes, afinal, é difícil se manter alegre e motivado com conflitos e desentendimentos constantes. Portanto, foque em manter o bom clima organizacional a partir de relações harmoniosas com os colegas de trabalho. 

Busque desafios constantes 

Os desafios são essenciais no contexto profissional, porque garantem que o colaborador terá oportunidades de crescer e se desenvolver continuamente. Por isso, busque por ambientes que lhe desafiem, que estimulam a promoção do conhecimento, da criatividade e outras habilidades importantes, assuma novas responsabilidades e trabalhe a motivação. 

Considere a saúde física, mental e emocional 

Manter o bom fluxo de trabalho é muito importante. A produtividade consistente é uma das características mais valorizadas no meio profissional. De toda forma, é importante balancear os momentos de trabalho com os de autocuidado físico, mental e emocional, considerando que os excessos podem gerar prejuízos e comprometer a eficiência. 

Papel das empresas no bem-estar dos funcionários 

Pesquisas de clima e de satisfação 

As pesquisas de clima e satisfação têm o propósito de captar as percepções dos colaboradores sobre as práticas da empresa e medir como se sentem durante o período de trabalho. É indicado que sejam realizadas regularmente para que, se forem identificadas barreiras que impedem a motivação, interesse e bem-estar dos funcionários, possam ser implantar mudanças a tempo para restaurar a harmonia. 

Implantação de uma cultura de feedbacks 

A cultura de feedbacks se refere a criação de um ambiente empresarial emocionalmente seguro e aberto para que gestores e funcionários possam ter o hábito de conversar sobre a qualidade da performance e das entregas e comunicar os pontos positivos e os de melhoria. Implantar esta cultura evita o acúmulo de problemas e descontentamentos e contribui para o aperfeiçoamento constante. 

Promoção de práticas saudáveis 

Considerando a importância da saúde física, mental e emocional dos colaboradores para o sucesso da organização, é interessante que as empresas invistam em prática para garanti-las. Algumas formas de fazer isso são através de um Programa de Apoio nas áreas psicológica, nutricional, financeira e jurídica, campanhas de conscientização e oferecimento de benefícios como gympass. 

Oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional 

Uma das práticas mais valorizadas pelos funcionários para promoção do bem-estar e motivação no trabalho, principalmente aos colaboradores mais conscientes sobre seu plano de carreira, são as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional dentro da organização. Promoções, aumentos de salário e ações de reconhecimento são alguns exemplos de acordo neste quesito.