O que é linguagem
A linguagem é a principal forma do ser humano demonstrar seus sentimentos e outras manifestações. Ela pode ser expressada através de palavras, pinturas, músicas e danças, sempre com o objetivo da comunicação.
As linguagens do amor
O primeiro passo para se expressar para outra pessoa, é identificar sua linguagem do amor e se conhecer primeiro.
Segundo o especialista Gary Chapman, cada indivíduo nasce com uma maneira de amar, identificar e demonstrar esse sentimento. Para ele, existem 5 linguagens básicas para expressar e compreender o amor.
Quais são as 5 linguagens universais do amor?
Todo ser humano é único e tem seus próprios gostos, características e vivências, por isso, é necessário perceber as particularidades de cada um e principalmente da pessoa amada.
As cinco linguagens universais do amor são:
- Palavras de afirmação: São expressas através de elogios, afirmações e incentivos. Existem pessoas que expressam o sentimento assim, e pessoas que se sentem amadas e valorizadas ao ouvir.
- Tempo de qualidade: É sobre dedicação de um tempo exclusivo com a pessoa, fazendo o que gostam, conversando e realizando passeios e esquecendo a correria do dia a dia para se dedicar à pessoa no presente momento.
- Presentes: Sem necessariamente um valor financeiro, mas sim, com o valor simbólico do que é ser presenteado, sendo sempre de coração.
- Gestos de serviço: São atos de serviço que demonstram à pessoa que você faz de tudo para vê-la feliz e realizada.
- Toque físico: Algumas pessoas têm necessidade de sentir o amor fisicamente e fazem questão de receber carinho, beijos, abraços, andar de mãos dadas, entre outros gestos.
E agora?
Agora que aprendeu sobre as cinco linguagens universais do amor e como equilibrá-las para manter um relacionamento saudável, identifique a sua e do seu parceiro(a), compartilhem e desfrutem desse amor.