O Dia da Independência do Brasil tem como principal acontecimento a proclamação do Brasil como nação independente por d. Pedro I. É comemorado no dia 7 de setembro, por isso, também é conhecido por este mesmo nome, ou por Dia da Pátria.
A história da data
A separação entre Brasil e Portugal foi resultado de divergências entre a elite brasileira e portuguesa, que gerou um desgaste nas relações políticas, principalmente depois da mudança da família real para o Rio de Janeiro em 1808, quando fugiam das invasões napoleônicas na Europa. Desde então, o Brasil passou por diversas mudanças que buscavam modernizá-lo, o que desagradou os portugueses.
Em 1815, o Brasil foi elevado de Colônia para Reino. Em 1820, se iniciou a Revolução Liberal do Porto, que demandava o retorno do rei português d. João VI. Em 1821, ele retornou junto à sua família, exceto por seu filho d. Pedro, que foi nomeado príncipe regente. Assim, em 1822, a corte portuguesa passou a exigir que as medidas tomadas no Brasil fossem revogadas e que o príncipe regente também retornasse a Portugal.
A pedido de muitos brasileiros, d. Pedro decidiu por ficar no Brasil e comunicou a corte em 9 de janeiro do mesmo ano – assim, neste dia, passou a ser comemorado o Dia do Fico. No final de agosto daquele ano, a corte comunicou ao príncipe regente que seus poderes no território brasileiro seriam diminuídos, o que motivou d. Pedro a cortar os laços políticos com Portugal; tal ato fortaleceu as tendências separatistas.
A Independência do Brasil foi declarada no dia 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro de 1822, d. Pedro se tornou imperador e, no dia 1º de dezembro de 1822, foi coroado D. Pedro I. A separação entre Brasil e Portugal não foi pacífica; houveram conflitos armados na Bahia, no Pará, Maranhão e Cisplatina.
Sobre o feriado
O dia da Independência do Brasil, ou simplesmente 7 de setembro, foi declarado feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra.
É considerada uma das datas comemorativas mais importantes do país, porque representa o marco de sua fundação. Além disso, é um dos poucos feriados sobre acontecimentos importantes da história brasileira.
Neste dia, existem comemorações nas principais cidades do Brasil, marcadas principalmente por desfiles das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica.