No dia 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Combate a Diabetes, com o propósito de aumentar a disseminação de informações importantes e boas práticas para prevenir e tratar a doença. No Brasil, a campanha é desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) com o apoio de outras organizações, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Conheça o cenário

Dados do Ministério da Saúde apontam que há mais de 250 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo. Mais de 16 milhões delas somente no Brasil, de acordo com informações da OMS.

O que é diabetes?

Diabetes Mellitus, ou somente Diabetes, é uma doença crônica, causada pela falta da produção ou má absorção de insulina.

Conheça os tipos de diabetes: • Diabetes tipo 1 – o pâncreas não produz insulina ou a produz em níveis insuficientes; • Diabetes tipo 2 – o organismo apresenta resistência à insulina, processando de forma inadequada o açúcar no sangue; • Diabetes gestacional – altos níveis de açúcar no sangue das gestantes, causado principalmente pelo excesso de peso na gravidez; • Pré-diabetes – altos níveis de açúcar no sangue, mas não o suficiente para o diagnóstico de diabetes tipo 2.

A imagem mostra os quatro tipos diferentes de diabetes.

Sintomas iniciais do diabetes e diagnóstico

Durante a fase inicial, os sintomas mais comuns da doença são a vontade de urinar com alta frequência, sensação de sede e fome constantes, cansaço excessivo e falta de energia, demora para cicatrização de feridas, visão embaçada, infecções frequentes e mau hálito.

O diagnóstico é feito pelo teste de glicemia realizado em jejum ou hemoglobina glicada. Se os resultados forem mais de 126 mg/dL para glicemia em jejum ou acima de 6,5 para glicemia glicada, o diagnóstico é confirmado positivo para diabetes.

Fatores de risco e prevenção

Os fatores de risco para a diabetes são estilo de vida sedentária, colesterol alto, obesidade, hipertensão e histórico em familiares de primeiro grau.

A prevenção consiste na implementação e conservação de hábitos saudáveis, tais como: boa alimentação, atividades e exercícios físicos e controle de peso.

Tratamento da diabetes

O tratamento do paciente diabético consiste em controlar os níveis glicêmicos, mantendo-os entre 70 e 100 mg/dL por meio de dieta, medicamentos orais ou insulina. São realizados testes frequentes para garantir bons níveis de glicemia no sangue.