O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente, no dia 08 de março, como resultado de toda a luta feminina por reconhecimento e igualdade efetivada no século XX. A data foi adotada pela Organização das Nações Unidas e por diversos países ao redor do mundo.
Continue lendo este artigo para descobrir mais sobre as movimentações históricas que contribuíram para a criação da data, o motivo pelo qual é comemorada em 08 de março e a importância deste dia para as mulheres e sociedade.
Origem e história da data
Os primeiros movimentos realizados pelas mulheres ocorreram no século XX, por melhores condições de trabalho, em oposição à precarização e exploração. Uma das principais ações deste período foi uma passeata, em 1908, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que reuniu cerca de 15 mil mulheres com este objetivo.
Em outubro de 1910, em Copenhague, Dinamarca, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a alemã Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional da Mulher. No evento, havia cerca de 100 mulheres, de 17 países diferentes, que com unanimidade apoiaram a ideia.
A data foi comemorada pela primeira vez no ano seguinte, em 1911, na Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça. Contudo, o Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, quando a Organização das Nações Unidas começou a celebrar a data em 08 de março.
Por que o Dia da Mulher é comemorado em 08 de março
Quando Clara Zetkin sugeriu a implementação do Dia Internacional da Mulher, não havia uma data estabelecida. Foi somente 7 anos depois, em 1917, com uma manifestação de mais de 90 mil mulheres operárias russas por melhores condições de vida e trabalho, que o dia foi definido.
Neste período, a Rússia enfrentava a Primeira Guerra Mundial. O episódio ficou conhecido como “pão e paz” e acabou contribuindo para a Revolução Russa, principalmente devido à ativa repreensão da monarquia russa aos protestos da época.
Entenda a importância da data
Apesar de grande parte das movimentações do Dia Internacional da Mulher estarem relacionadas a homenagens banais, a data tem objetivos mais complexos, associados principalmente à ampliação do debate sobre o papel da mulher na sociedade, os direitos conquistados até o momento e as desigualdades que ainda precisam ser superadas.
Muitos são os dados que apontam as desigualdades vivenciadas pelas mulheres em todos os campos – político, social e profissional. Nesta data, incentivamos a reflexão e mobilização para garantia dos direitos da mulher, incluindo as mulheres pretas e LGBT, partes de dois grupos minoritários.