Segundo o dicionário Michaelis, “gratidão” deriva do latim “gratitudo”, cujo sentido é se sentir agradecido. Ainda, podemos encontrar derivação para “gratia”, que também vem do latim e significa “graça”. Portanto, a palavra gratidão expressa o sentimento de se sentir grato pelas graças recebidas.
Poderia, este sentimento, trazer benefícios e uma melhora na qualidade de vida? Continue lendo para entender de quais formas a gratidão auxilia na saúde mental e quais práticas podem ajudar para garantir bons resultados.
Estudos revelam os benefícios da gratidão para a saúde mental
Ao longo dos anos, muitos estudos foram realizados para entender a contribuição da gratidão para a saúde mental dos indivíduos. De acordo com os resultados obtidos, são muitas as vantagens descobertas e comprovadas. Confira, abaixo, algumas das pesquisas divulgadas pela Harvard Medical School sobre o tema.
Gratidão apresenta benefícios à qualidade de vida
Neste estudo, dois psicólogos, Dr. Robert A. Emmons da Universidade da Califórnia e Dr. Michael E. McCullough da Universidade de Miami, separaram pessoas em três grupos e pediram para que todos escrevessem algumas frases, sobre acontecimentos específicos, durante 10 semanas, ao fim de cada uma delas.
O primeiro grupo deveria escrever sobre coisas que ocorreram na última semana que os fizeram sentir gratos. O segundo grupo, sobre coisas que os irritaram ou trouxeram algum incômodo. O terceiro, por sua vez, deveria escrever sobre acontecimento que os afetaram de alguma forma, positiva ou negativamente.
No final do estudo, o grupo de pessoas que escreveu sobre gratidão apresentou diversos benefícios em comparação aos outros dois grupos, entre eles: maior sentimento de otimismo e satisfação com a própria vida, mais tempo de exercícios físicos e menos visitas médicas do que aqueles que focaram mais em complicações.
Ser grato também propicia maior felicidade às pessoas
Um outro estudo, realizado por Dr. Martin E. P. Seligman, um psicólogo da Universidade da Pensilvânia, reuniu 411 pessoas para uma tarefa de escrita sobre memórias antigas. A missão delas era escrever uma carta de agradecimento a alguém que lhes praticou um ato de gentileza, mas que nunca foi propriamente reconhecido por isso.
Os resultados da prática foram aumentos consideráveis no nível de felicidade dos praticantes, maiores do que em qualquer outro estudo realizado com os mesmos fins, e com benefícios que duraram até um mês depois de sua realização.
A prática também pode contribuir para relacionamentos mais saudáveis
Outras pesquisas foram realizadas em casais, com o objetivo de identificar como a gratidão poderia contribuir para a saúde dos relacionamentos e de que formas eles poderiam ser aprimorados.
Aqueles casais que dedicaram parte do seu tempo e energia para expressar gratidão aos seus parceiros passaram a se sentir mais positivos na companhia um do outro, além de ficarem mais confortáveis em comunicar suas preocupações sobre o relacionamento, o que tornou a comunicação mais transparente e efetiva.
A gratidão por parte dos gestores pode tornar as equipes mais produtivas
Pesquisadores da Escola Wharton, da Universidade da Pensilvânia, fizeram um estudo com arrecadadores de fundo de universidades, dividindo-os em dois grupos. O primeiro grupo realizou ligações telefônicas para solicitar doações aos ex-alunos, da mesma forma que sempre fez. O segundo grupo, chamado para trabalhar em um dia diferente, ouviu um discurso do diretor de doações anuais, que disse aos arrecadadores que era grato pelo seu esforço.
O efeito deste ato foi muito positivo. Durante a semana que se seguiu, os colaboradores que haviam ouvido a mensagem de gratidão realizaram 50% mais ligações do que aqueles que não ouviram. Isso mostra que os líderes e gestores que se lembram de agradecer seus funcionários geram uma equipe mais motivada e esforçada.
Conheça boas práticas para desenvolver a gratidão
Algumas práticas e exercícios podem ajudar aqueles que gostariam de praticar a gratidão no dia a dia, mas não sabem como começar. Assim, é possível mudar o foco para o positivo, produzir emoções mais construtivas e transformar a qualidade de vida.
Enumere suas bênçãos
Este exercício pode ser realizado todos os dias ao acordar, para começar o dia com o pé direito; antes de ir dormir, para manter uma tela mental positiva e melhorar a qualidade do sono; ou, pode ser realizado eventualmente, quando houver a necessidade de tirar o foco dos problemas. Para isso, tire alguns minutos do seu dia e faça uma lista com todas as coisas pelas quais você é grato(a).
É possível encontrar motivos para agradecer em quaisquer áreas da vida, como saúde, trabalho, finanças, família, relacionamentos, bens materiais e imateriais e pela natureza que sustenta a vida neste planeta. Tente!
Escreva uma carta de agradecimento
Nos relacionamentos com outras pessoas, sejam amigos, familiares, colegas, vizinhos ou parceiros românticos, muitos atos genuínos de carinho e amor acabam passando despercebidos. Este é o momento de lembrar de uma ou mais pessoas que lhe prestaram atitudes de gentileza, mas não foram devidamente reconhecidas por isso. Escreva à esta pessoa uma carta de agradecimento e entregue-a. Esta ação certamente vai melhorar o seu dia e o da pessoa em questão.
Tenha um diário da gratidão
O diário da gratidão consiste em um material, físico ou digital, em que se possa registrar as coisas boas que lhe aconteceram durante o dia. Podem ser citados acontecimentos grandes, como também os mais simples, como um passeio em um dia de sol, tomar um sorvete com uma pessoa querida, conseguir cumprir as tarefas do dia com excelência ou conhecer alguém novo. Se esta prática for mantida com consistência, pode aprimorar o estado de presença e abrir os olhos para as bênçãos que, na maioria das vezes, podem passar despercebidas.
Expresse palavras positivas
Para muitas pessoas, é mais comum que se expressem nos casos em que há algum incômodo, o que torna habitual as reclamações e os conflitos. Por isso, este exercício é importante – para desenvolver o hábito de expressar os momentos de satisfação. É possível fazê-lo em forma de elogios e cumprimentos às pessoas que lhe prestaram algum favor e como reconhecimento às coisas boas da vida. Esta é uma forma simples e prática de exercitar a gratidão.