O hábito da leitura é um dos mais positivos que uma pessoa pode desenvolver. É geralmente cultivada como um hobby, distração e entretenimento, mas possui muitas outras utilidades para a mente, entre elas o desenvolvimento do raciocínio e pensamento crítico, ampliação do vocabulário, aumento da criatividade e da capacidade de argumentação.

Ainda, podem ser observados efeitos positivos da leitura para a saúde mental, no combate do estresse e da ansiedade, proporcionando relaxamento. Continue este artigo para entender como a leitura pode ajudar a relaxar, e, também, conhecer algumas dicas de livros.

 

Dados sobre o estresse e ansiedade no país

A ansiedade é uma reação ligada à preocupação, tensão e medo intenso, despertados diante de algo desconhecido e potencialmente ameaçador. Pode ser acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia e dificuldade para respirar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que, somente no Brasil, em torno de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade, o que posiciona o país no topo do ranking mundial, como o mais ansioso do mundo.

O estresse é uma resposta natural do organismo frente a situações desafiadoras, das mais complexas às mais simples. Algumas dessas situações podem ser relacionadas a acidentes traumáticos, morte ou doença, problemas no trabalho, dívidas, problemas de relacionamento, rotina exaustiva e trânsito intenso. Um estudo feito em 2017 pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil apontou que 70% da população ativa do país possui ou já apresentou problemas de estresse.

 

A leitura como estratégia para o relaxamento

Uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, mostrou que ler é a atividade mais benéfica na redução do estresse e da ansiedade. E que apenas seis minutos diários de leitura é o suficiente para uma vida com mais tranquilidade, promovendo um relaxamento de 68% nos participantes. Este índice é superior a outras práticas que também desempenharam bons resultados: ouvir música (61%), tomar uma xícara de chá (54%), dar um passeio (42%) e jogar videogame (21%).

Isso acontece porque, embora a literatura trabalhe com assuntos relacionados à vida cotidiana, não existe o peso e o compromisso da ação direcionada para a resolução de problemas. Ou seja, quem lê, redireciona o foco das pendências e obrigações diárias para uma narrativa que não exige qualquer movimentação prática, somente a concentração. Assim, os problemas são substituídos pela sensação de calmaria e despreocupação.

Conheça algumas dicas de livros para relaxar a mente: As coisas que você só vê quando desacelera (Haemin Sunin); Aprendendo a silenciar a mente (Osho); O poder do pensamento positivo (Norman Vincent Peale); Atenção plena – Mindfulness (Mark Williams e Danny Penman); A coragem de ser você mesmo (Brené Brown).

A imagem aponta algumas dicas de livros para relaxar a mente.

A leitura relaxante é aquela que acalma os pensamentos, como uma forma de meditação. Também, reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos, aliviando as tensões físicas e mentais. Para isso, é importante selecionar livros com temas pelos quais haja um genuíno interesse e identificação, pois esta é a única maneira de se manter concentrado e interessado na leitura até o final, e evitar os gêneros de terror ou suspense, que podem gerar efeito contrário e aumentar as tensões.

Se o objetivo for melhorar a qualidade do sono, devem ser evitadas as leituras por meio de aparelhos eletrônicos como celular ou tablet, pois a luz azul das telas estimula a atividade cerebral. Ao invés disso, invista na leitura clássica por meio dos livros de papel, elimine as distrações e foque na leitura por cerca de 30 minutos até 2 horas antes de dormir.