A Campanha Novembro Azul é memorada durante todo o mês de novembro. O objetivo da campanha é reunir e disseminar informações essenciais para garantir a saúde do homem e realizar o incentivo às boas práticas, principalmente acerca do combate e prevenção do câncer de próstata.

Exames de rotina

Os exames de rotina são aqueles que devem ser realizados regularmente, essenciais para prevenir possíveis doenças. Conheça alguns dos mais importantes testes, exames e cuidados que precisam ser realizados para garantir a saúde do homem:

  • Atualização da carteira de vacinação;
  • Cuidados com a saúde mental;
  • Hemograma completo (exame de sangue);
  • Dosagem de colesterol;
  • Teste de glicemia, para prevenção da diabetes;
  • Testes de urina;
  • Checagem da pressão arterial;
  • Perímetro abdominal e IMC;
  • Exame de próstata.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, uma glândula no sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, cuja principal função é a produção do esperma. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o segundo câncer mais comum entre os homens.

A importância do diagnóstico precoce

O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa durante a fase inicial, porque, neste período, não existe qualquer sinal da doença. Quando os sintomas aparecem, por volta de 95% dos tumores já estão em fase avançada e são pequenas as chances de cura. Por isso, a importância do diagnóstico precoce é a única forma de garantir que o tumor possa ser curado.

 

Conheça algumas informações importantes sobre o câncer de próstata - Sintomas percebidos na fase avançada: Dor nos ossos e ao urinar; Vontade constante de urinar; Sangue presente na urina ou no sêmen. Fatores de risco: Histórico familiar – pai, tio, irmão; Maior incidência em homens negros; Sobrepeso, obesidade e obesidade grave.

A imagem indica algumas informações importantes sobre o câncer de próstata – os sintomas percebidos na fase avançada da doença e os fatores de risco.

Informações de prevenção

Para prevenir a doença, homens a partir de 45 anos devem procurar um urologista para conversar sobre os exames preventivos, como o de toque retal e o PSA (antígeno prostático específico). Combata o preconceito contra o exame de toque, porque ele é o melhor aliado para prevenir a doença.

Outras práticas recomendadas para se proteger se referem aos hábitos de vida saudáveis, como o consumo regular de frutas, legumes, verduras e cereais – principalmente de tomate – redução da carne vermelha e industrializados, prática de exercícios físicos e conservação do peso.