Seres humanos, como seres sociais, geralmente classificam as interações com outras pessoas como algo positivo. Os momentos de socialização remetem à alegria e satisfação.

Mas, como são vistos os momentos de recolhimento? A palavra “solitude” passa a ideia de que estar em sua própria companhia não precisa ser compreendido como algo negativo, em oposição aos momentos em que se está acompanhado.

Quando encontramos prazer e beleza na solidão, ela se transforma em solitude.

O que é solitude?

O teólogo alemão Paul Tillich define a solitude como a “glória de se estar sozinho”. É uma versão poética da “solidão”, mas que muda o sentido melancólico original da palavra. Se refere a um momento de reclusão e isolamento, para que o foco esteja somente em si.

Qual a diferença entre solidão e solitude?

Ambas as palavras solidão e solitude estão relacionadas a estar sozinho. A grande diferença entre elas é a forma como é percebida ou sentida a sensação de se estar desacompanhado.

A solidão tem um sentido mais pesaroso. Está relacionada a infelicidade e a sensação de vazio causadas pela falta de companhia, seja por um parceiro amoroso ou por outros tipos de relacionamentos. Embora, muitas vezes, a solidão remeta ao fato de se estar sozinho por escolha própria, ainda assim está atrelada à tristeza e melancolia.

A solitude, por sua vez, não está relacionada a nenhum tipo de sofrimento. Seja ela uma consequência da vida ou uma escolha própria, a solitude possui um tom mais agradável e demonstra a satisfação em se estar sozinho. Uma característica marcante sobre a solitude é a paz de espírito.

 

"A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho." (Tillich)

Citação de Paul Tillich sobre a diferença entre solidão e solitude.

Conheça os benefícios da solitude

Contribui para o processo do autoconhecimento

Como ouvir a si mesmo com todo o barulho externo? Estar tranquilo em sua própria presença, sem as distrações, torna possível descobrir quem verdadeiramente é e expressar isso com confiança.

Constrói autonomia

Quem consegue encontrar prazer em estar só, se liberta da necessidade de estar sempre acompanhado e de ter aprovação externa. Assim, é possível construir a segurança necessária para tomar as próprias decisões.

Abre espaço para a criatividade

A criatividade é uma mistura entre boas referências e uma mente livre para criar. Por isso, tão importante quanto os momentos de interação com outras pessoas, são os momentos de introspecção, longe da agitação da rotina.