O que é violência doméstica? É qualquer conduta que cause sofrimento físico, sexual, psicológico ou moral. É importante saber identificar os sinais de um comportamento abusivo para que eles possam ser impedidos.

Confira alguns exemplos de violência doméstica no infográfico abaixo.

Confira alguns exemplos de violência doméstica: • Ameaças, humilhação, manipulação, tirar a liberdade, prejudicar o desenvolvimento, controlar ações, crenças e decisões; • Bater, chutar, queimar, cortar, mutilar, colocar em risco a integridade física ou a saúde; • Ofender, caluniar, insultar, difamar, xingar e abalar a reputação moral; • Reter ou destruir objetos, instrumentos de trabalho, documentos, bens, valores e recursos econômicos; • Obrigar a participar de relação sexual através de ameaças ou uso da força, bem como induzir a mulher a comercializar ou utilizar sua sexualidade.

O infográfico aponta alguns exemplos de violência doméstica.

Por conta do medo da separação, vergonha, esperança de que ele mude, insegurança de não ser aceita como “mulher sem marido” e dependência econômica, muitas mulheres acabam aguentando essas injustiças caladas.

Não se cale jamais, cuide bem de você. Não aceite nenhum tipo de violência.

Onde buscar ajuda de forma sigilosa e confidencial:

Central de Atendimento à Mulher;

Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Ligue 180, 24 horas, 7 dias na semana.