Muitas pessoas depositam a sua felicidade em expectativas irreais que, talvez, nunca possam ser supridas. Estas expectativas as impedem de construir vidas verdadeiramente felizes, porque as fazem acreditar que grandes transformações precisam acontecer para que, então, possam alcançar a plenitude.

Entenda, neste artigo, quais são os principais mitos sobre a felicidade e porque você não precisa deles para se sentir realizado (a).

Veja os principais mitos sobre a felicidade: • Ser feliz é se livrar dos problemas que causam sentimentos negativos; • A felicidade está necessariamente relacionada às conquistas materiais; • Alcança-se a felicidade após conquistar os objetivos de vida; • Não é possível encontrar a felicidade sem antes encontrar o amor.

A imagem revela alguns dos principais mitos sobre a felicidade.

Por que estas ideias são irreais?

Estas ideias são irreais porque vinculam a felicidade a coisas fora do próprio controle. Assim, a pessoa se isenta da responsabilidade da própria vida, o que só prolonga a infelicidade.

Mesmo que sejam alcançados os objetivos que alguém relacione com a felicidade, como: se livrar de um problema, obter um ganho material ou entrar em um novo relacionamento, a pessoa, mais tarde, perceberá que a emoção que estas conquistas despertam são passageiras.

Por que desconstruir falsas crenças sobre a felicidade?

A felicidade é característica importante de uma vida plena e traz diversos benefícios para a saúde física, mental e emocional de uma pessoa, entre eles: fortalecimento do sistema imunológico, motivação para cumprir com as tarefas diárias e maior qualidade das relações interpessoais.

Desconstruir as crenças irreais sobre a felicidade propicia maior controle sobre a própria vida e sobre as decisões tomadas. A pessoa passa a entender que não é necessário esperar por mudanças externas para conquistar a felicidade, mas sim transformar a própria mentalidade e dedicar mais tempo às coisas que trazem maior prazer – como os hobbies e os hábitos positivos – e encontrar a felicidade nas coisas simples da vida.