É possível separar a ansiedade em duas situações: quando sentida de forma passageira, relacionada a um traço da personalidade e acontece de maneira pontual, e a ansiedade crônica, causada por um distúrbio psicoemocional chamado Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG). Tanto a ansiedade crônica, quanto a passageira, podem ter seus efeitos amenizados com a prática de exercícios físicos.
A saúde do corpo caminha com a saúde da mente, e vice-versa. O equilíbrio de nossa saúde emocional está relacionado com nossa disposição física. Isso por que, ao praticar um esporte, por exemplo, nosso organismo libera hormônios como endorfina, ocitocina e dopamina, famosos por proporcionar sensação de bem-estar, que causam relaxamento, prazer e sensação de superação pessoal.
Não é preciso ser atleta, praticar esportes radicais ou fazer um esforço maior do que o limite do próprio corpo pode suportar. Há exercícios simples e leves que podem ser praticados onde você estiver e que vão auxiliar no ganho de energia e disposição para vencer os sintomas da ansiedade e outros distúrbios emocionais, além de proporcionar sensação de bem-estar e realização. Tais como:
- Meditação – de acordo com uma pesquisa da Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, duas sessões de 30 minutos de meditação, alinhados com alguma atividade física, podem reduzir os sintomas depressivos e melhorar o sistema imunológico;
- Alongamento – pode ser feito em casa ou no local de trabalho. O alongamento está associado também à pratica do ioga ou pilates, e pode ser feito em grupo ou individualmente;
- Dança – seja em casa ou em aulas de dança, esta é uma excelente, divertida e relaxante maneira de exercitar o corpo e a mente!
- Caminhada – 30 minutos, três vezes por semana, ajuda a aliviar as tensões da jornada do dia a dia;
- Corrida – para quem gosta de correr e está com bom condicionamento físico, é uma excelente atividade que atua na produção de endorfina, aumentando ainda mais a sensação de bem-estar;
- Bicicleta – também para quem gosta de pedalar e se sente confortável, essa é uma prática que você pode fazer sozinho ou com amigos.
Não existe um exercício melhor que o outro para controlar a ansiedade. É importante eleger aquele que mais gosta e proporciona a melhor sensação de relaxamento e bem-estar, para que a prática não se torne uma obrigação ou monótona. Ao optar por outras atividades, como academia ou natação, por exemplo, que exijam mais do condicionamento físico, é sempre importante contar com o apoio de um profissional especializado e acompanhamento médico.
Lembre-se: mente sã, corpo são!
Leia mais sobre os benefícios da prática de exercícios físicos em nossos artigos: “O poder da caminhada e seus benefícios para o corpo e a mente“, “A importância de praticar exercícios físicos” e “Os benefícios da yoga para a saúde física e mental“.