Tomar decisões difíceis não é tarefa simples, nem mesmo para pessoas que ocupam altos cargos em empresas e organizações, ou pais e mães maduros e bem resolvidos, por exemplo. É comum estar diante de uma decisão, sentir medo e, até mesmo, pânico que não permita sair do lugar. Se você se sente assim, não se culpe e continue a leitura, pois vamos falar mais a respeito nas próximas linhas.

A todo instante, há alguma decisão a ser tomada: o que fazer, o que vestir, o que comer, entre tantas outras escolhas, algumas que fazem parte do cotidiano, outras que exigem mais tempo e análise para serem tomadas. Mesmo as pessoas mais seguras sentem dificuldade diante de algumas situações, isso porque toda escolha implica em algo que se ganha ou se perde; toda escolha tem seu preço.

Quando o ato de decidir ganhos ou perdas de ordem financeiras, a vida de outras pessoas ou outras decisões mais complexas, é muito importante ter calma e analisar minuciosamente cada detalhe antes de qualquer escolha.

Para auxiliar na tomada de decisões, veja algumas dicas:

Orientações para a tomada de decisão: Pense antes de agir, sempre que possível; Pratique a respiração profunda, mantenha a mente calma e os pés no chão; Procure entender o problema, levante pontos positivos e negativos de cada opção a ser considerada; Busque o máximo de informações possível antes de tomar a decisão, para ter mais segurança; Ouça outras opiniões, mas analise aquilo que serve e o que não serve, não se deixe levar só pelo que os outros acham; Controle a impulsividade, não tome uma decisão precipitada por estar com a “cabeça quente”; Tenha um plano alternativo para a chance de não ter o resultado esperado; Pense tanto no presente quanto no futuro.

Como tomar decisões

A melhor decisão é aquela que tomamos com consciência. Esperamos que ajude no seu dia a dia.