A educação infantil é o primeiro passo no ensino às crianças e engloba o período entre 2 a 5 anos de idade. Nesta fase, são desenvolvidas suas capacidades e potencialidades nos âmbitos físico, motoro, cognitivo, emocional e social, a partir de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.

Especialistas defendem que ler é uma atividade que deve ser estimulada nos pequenos desde muito cedo. Assim, a leitura de livros baseados em imagens é uma boa alternativa para aqueles que ainda não sabem ler, para que possam aprender a fazer as primeiras associações entre ideias e objetos com figuras e palavras.

Continue lendo este artigo para entender a importância da leitura através das imagens para as crianças, entender o passo a passo de como fazer isso e conferir algumas dicas de livros.

 

O que é a leitura através de imagens e qual sua importância?

Crianças são observadoras, formam sua visão de mundo através de suas experiências, das quais participam ativa ou passivamente. A observação dirigida pode ser entendida como uma experiência passiva, onde a criança pode contemplar uma série de eventos que irão contribuir para que forme suas próprias ideias sobre o que a cerca.

A leitura através de imagens é uma das formas de praticar a observação dirigida. Nesses casos, os tutores podem separar livros com fotografias, pinturas, desenhos, colagens e outros, com mensagens positivas que podem ajudar a construir suas estruturas mentais e colaborar para um desenvolvimento saudável.

Diferentes categorias de livros-imagem podem desenvolver noções sobre variados assuntos. A partir da contação de histórias, com exemplos práticos e visuais, os pequenos podem aprender mais sobre si mesmos, sobre como gerenciar as emoções, como conviver em sociedade, sobre a importância da atividade física, da boa alimentação, do respeito à diversidade e até sobre sustentabilidade, antes mesmo de escreverem suas primeiras palavras.

Além disso, ler através de imagens amplia os conhecimentos populares da criança: a partir dos eventos retratados, ela pode dar sentido aos elementos que fazem parte do seu cotidiano e construir sua percepção.

Ainda, esta atividade tem o potencial de favorecer o aprendizado da leitura e escrita para os próximos anos, pois as capacidades de observação dos pequenos os apoia para diferenciar as letras e imagens, associando-as umas às outras, até dar os primeiros passos para começar a constituir a escrita.

Confira algumas dicas de livro-imagem: O Leão e o Camundongo (Jerry Pinkney e Monica Stahel); Telefone sem fio (Ilan Brenman e Renato Moriconi); Mar de sonhos (Dennis Nolan); Gato Viriato, o pato (Roger Mello); Aranha por um fio (Laurent Cardon).

A imagem confere algumas dicas de livro-imagem.

Passos para ler livros de imagens junto às crianças pequenas

– Escolher boas obras, com elementos que fazem parte do repertório das crianças, considerando questões como história, contexto e o que tem por objetivo transmitir;

– Certificar-se que os eventos retratados possam ser relacionados ao contexto atual, que tenham enredos simples e de fácil compreensão para os pequenos;

– Traduzir os elementos visuais da obra e explicar sobre as questões que cada elemento revela, interpretando-os subjetivamente, de acordo com os conhecimentos da criança;

– Garantir sua compreensão e permitir que possam expressar seus pontos de vista, fazendo perguntas curtas como “Você entendeu? Gostou? O que achou?” quando novas informações forem apresentadas.