Boas empresas e bons gestores entendem a importância de manter os colaboradores em desenvolvimento contínuo, portanto, não subestimam a importância da educação corporativa. Continue lendo este artigo para entender o que significa este termo, qual sua importância e o papel da organização na capacitação dos trabalhadores.
O que é educação corporativa?
Educação corporativa nada mais é do que o conceito de educação, que é a atividade social responsável pelo desenvolvimento das habilidades e competências do indivíduo, aplicado ao contexto corporativo.
Neste sentido, a finalidade é aperfeiçoar os conhecimentos técnicos dos públicos que se relacionam com a organização, como funcionários, parceiros, fornecedores e clientes, de acordo com o que é necessário e interessante para a empresa.
Essa é a principal diferença entre a educação corporativa e os treinamentos empresariais convencionais: embora a educação corporativa seja mais utilizada para aperfeiçoar a atuação dos colaboradores, ela não se resume a isto. Pode ser voltada a diferentes públicos e pode trazer conhecimentos sobre diferentes temas, dependendo da estratégia adotada.
Qual a importância da educação corporativa?
A educação corporativa é importante porque alinha os públicos e a empresa em um só propósito: o crescimento mútuo. Quando os trabalhadores melhoram suas habilidades e competências e crescem dentro de suas competências, as organizações associadas a eles crescem também. Da mesma forma, quando os clientes expandem suas informações e se tornam mais esclarecidos, as empresas aumentam seu nível de qualidade para manterem a vantagem competitiva, além de que também podem aproveitar as oportunidades para gerar mais engajamento e conquistar mais vendas.
Para isso, é necessário, primeiramente, identificar quais são os pontos fracos da organização; em quais aspectos cada público de interesse pode crescer, dentro dos objetivos da empresa e de forma a trazer resultados positivos para ela, que pode alcançar suas metas mais facilmente a partir deste investimento.
Como as empresas podem investir no conhecimento dos colaboradores
Considerando que o público interno é um dos agentes mais importantes para o sucesso da organização, essenciais para sua produtividade, imagem e reputação perante os demais, vejamos os passos para manter os colaboradores em constante desenvolvimento.
Identificação das dificuldades da organização
Levantar as principais necessidades da empresa deve ser o primeiro passo para implantar a educação corporativa. É preciso analisar os conhecimentos que os colaboradores precisam desenvolver para que sejam alcançados os objetivos institucionais.
Elaboração de um plano de ação
Um plano de ação eficiente deve considerar, primeiramente, as estratégias da organização, os conteúdos que devem ser passados, as metodologias mais adequadas e toda a logística para o bom funcionamento da solução.
Tendências do mercado
Além de garantir que os conhecimentos transmitidos sejam úteis e atualizados e de utilizar as abordagens usuais, algumas tendências podem trazer mais engajamento e efetividade ao aprendizado. Alguns exemplos são o e-learning (aprendizado no ambiente digital), gamificação (aprendizado por meio de jogos, missões, recompensas e ranqueamento) e a realidade virtual (que permite o aprendizado a partir de simulações).