Natal e Ano Novo são épocas de mesas fartas: muita comida, uma infinita variedade de frutas da época, doces e salgados, bebidas alcoólicas para celebrar as confraternizações entre amigos e familiares. Mas, e a dieta sustentada durante o ano inteiro, como fica? Continue a leitura e saiba mais!
Uma tendência das pessoas, nestas épocas do ano, é aproveitar para relaxar – inclusive das dietas alimentares realizadas ao longo do ano com algum propósito, seja para manter o peso ou por questões de saúde – e exagerar na alimentação que, em alguns casos, pode até trazer riscos, se a pessoa tiver alguma restrição alimentar. Por exemplo, alergias aos frutos do mar ou glúten e derivados do leite, podem causar graves desconfortos e acarretar até em hospitalização, além do ganho de peso causado pelos excessos.
O que ajuda a manter a dieta, bem como a saúde e a boa forma, é a disciplina: ter regras e horários para se alimentar, e fazer isso diariamente. Por isso, ao sair da dieta, é importante estar consciente e, por exemplo, priorizar as guloseimas de que mais gosta e evitar petiscos ou outras coisas antes para não exagerar.
Veja algumas dicas para aproveitar bem essa temporada, sem perder o foco:
Bem-estar e alimentação andam juntos em todas as épocas do ano. Desejamos uma feliz ceia para você e sua família!