Um estudo global, realizado pelo Instituto Ipsos para o Fórum Econômico Mundial, mostrou que 53% dos brasileiros notaram complicações em sua saúde mental desde o início da crise de Covid-19. Este resultado posiciona o Brasil em 5° lugar, entre 30 países, onde os entrevistados mais sentiram prejuízos no bem-estar depois da pandemia.
Os problemas de saúde mental afetam, entre outras, a área profissional. Os transtornos psicológicos estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. O estresse, a ansiedade, a depressão e a Síndrome de Burnout são algumas das maiores queixas entre os trabalhadores.
Neste sentido, as organizações têm um papel importante no cuidado com a saúde mental dos funcionários. Entenda, neste artigo, quais são os efeitos positivos destes cuidados e algumas tendências que podem contribuir para melhorar este cenário.
Os efeitos positivos do investimento na saúde mental dos colaboradores
Algumas condições de trabalho nocivas podem causar ou agravar problemas de saúde mental, como grandes volumes de trabalho, exigências irrealistas e comunicação agressiva. Da mesma forma, alguns cuidados podem contribuir para preservar o bem-estar e a satisfação no ambiente profissional. Confira no infográfico, abaixo.
Diminuição do absenteísmo
O absenteísmo representa as ausências no período de trabalho; considera as faltas, atrasos e necessidade de deixar mais cedo o posto de trabalho. Pode-se observar uma taxa maior de absenteísmo dos colaboradores quando enfrentam problemas de saúde mental. Por outro lado, ao investir em saúde mental, as empresas podem comprovar uma diminuição nestes números, porque os colaboradores se sentem mais dispostos e motivados para cumprirem com a agenda de trabalho.
Maior engajamento dos colaboradores
O engajamento dos colaboradores pode ser percebido por alguns fatores essenciais, como a motivação, a confiança nos colegas de trabalho e nos gestores, o compromisso com as próprias atribuições e a lealdade à empresa. O investimento das organizações na saúde mental dos funcionários traz bons resultados, já que propicia bem-estar e contribui para que eles reconheçam o próprio potencial.
Melhora no clima organizacional
O clima organizacional corresponde à percepção geral dos colaboradores sobre a empresa. Alguns pontos são importantes e influenciam nesta percepção, como os valores da organização, os benefícios concedidos, a qualidade do ambiente de trabalho e os relacionamentos com os colegas. Investir na saúde mental dos funcionários melhora o clima organizacional porque gera transformações pessoais, que se refletem na maneira como eles se relacionam uns com os outros e como lidam com as adversidades.
Retenção e atração de talentos
As iniciativas das empresas para investir na saúde mental dos funcionários também transforma a maneira como eles as enxergam. Nestes momentos, eles percebem que não são mais um número – se sentem vistos e valorizados como parte importante do time. Além disso, o cuidado com a saúde mental os torna mais conscientes sobre onde estão e aonde querem chegar na carreira, garantindo uma atuação mais competente. Tudo isso contribui para um aumento da satisfação do funcionário para com a empresa, diminuindo, por sua vez, as chances de deixarem o emprego. Ainda, podem contribuir para difundir uma imagem positiva da organização, o que gera a atração de novos talentos.
As tendências no cuidado com a saúde mental nas organizações
Além das práticas e benefícios habituais concedidos pelas empresas para cuidar e preservar a saúde mental dos colaboradores, como palestras e materiais de divulgação sobre a importância da saúde mental, plano de saúde e plataformas corporativas de atividade física, algumas tendências prometem trazer grandes contribuições para os próximos anos.
Utilização da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial, ou simplesmente IA, refere-se aos sistemas ou máquinas que simulam o comportamento e habilidades humanas, como as de pensamento, aprendizado e percepção. Algumas dessas inteligências podem contribuir para o cuidado com a saúde mental, pois possuem capacidades eficientes de identificação de sintomas de transtornos, como estresse, ansiedade ou burnout, tiques, tremores e baixa produtividade. Estas inteligências também podem mapear os comportamentos que contribuem para um estilo de vida não-saudável e fornecer dicas de autocuidado.
Reestruturação do ambiente de trabalho
Os ambientes de trabalho, se forem mal planejados, também podem trazer prejuízos na saúde mental dos colaboradores. Espaços apertados, com pouca ventilação e com cores apagadas propiciam mal-estar, enquanto ambientes iluminados, com cores vivas, espaço para movimentação e relaxamento favorecem a criatividade, a motivação e a produtividade. Plantas também são indicadas para o alívio do estresse e descanso da visão, principalmente àqueles que trabalham com telas por muitas horas seguidas.
Programa de Apoio Pessoal
O Programa de Apoio Pessoal, criado já há alguns anos, demonstra ser um dos benefícios com mais alto crescimento nas organizações nos próximos anos, se tornando cada vez mais utilizado. Ele provê o apoio de profissionais especializados para promover soluções, de acordo com a necessidade do colaborador. É sigiloso e oferece diversos tipos de assistência, como psicológica, nutricional, de educação física, jurídica, entre outras.