O Dia Mundial da Segurança Alimentar é comemorado no dia 7 de junho. A data foi criada na Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano de 2018, com o objetivo de chamar a atenção para o risco de contaminação a partir dos alimentos.

Entenda a importância da Campanha

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 em cada 10 pessoas tem a saúde prejudicada em razão de alimentos contaminados no mundo. Pelo mesmo motivo, há cerca de 420 mil óbitos por ano – sendo 115 mil destes, crianças com menos de 5 anos de idade.

Isso explica a importância de garantir a segurança dos alimentos comercializados. O propósito desta Campanha é mobilizar agentes como os comércios, indústrias, produtores, governos, escolas, universidades e a própria população para buscar a conscientização acerca dos cuidados adequados com os alimentos, para assegurar a saúde humana.

Doenças transmitidas por alimentos

As doenças transmitidas por alimentos, também chamadas de DTAs, são causadas principalmente pela ingestão de alimentos ou água infectados pelas toxinas das bactérias, vírus ou parasitas. Também, é possível que as contaminações aconteçam por toxinas naturais ou produtos químicos nocivos, como os agrotóxicos.

Conheça algumas das doenças transmitidas por alimentos e o que as causam:

Amebíase – ingestão de cistos do protozoário Entamoeba histolytica, presente na água ou alimentos infectados por fezes de pessoas contaminadas.

Contaminação por Bacillus cereus – consumo de leite não pasteurizado, carne crua e legumes e verduras frescos em temperaturas inadequadas.

Contaminação por Escherichia coli – consumo de alimentos mal cozidos, como carne mal passada ou alimentos que não foram corretamente higienizados.

Contaminação por Staphylococcus aureus – alimentos embutidos, como presunto e salsichas, com grande quantidade de sódio.

Salmonela – alimentos malcozidos, como carnes, ovos, leite e queijo.

Toxoplasmose – ingestão de carne crua, mal cozida ou mal higienizada de boi ou carneiro contaminados pelo parasita Toxoplasma gondii, ou também pelo contato com fezes de gato.

Cuidados para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos

Como pudemos constatar, as DTAs são causadas, na maior parte das vezes, pela higienização inadequada ou mal cozimento dos alimentos.

Dessa forma, a melhor forma de diminuir os casos de contaminação é melhorar a higiene alimentar, cozinhar corretamente os alimentos (por parte dos comércios, indústrias, produtores e consumidores) e garantir condições apropriadas de saneamento (por parte dos governos).

 

Descubra alguns cuidados que você pode ter para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos: • Escolha alimentos frescos e em boas condições de aparência, consistência e odor; • Desinfete as superfícies, utensílios e aparelhos para preparar os alimentos; • Mantenha as mãos sempre limpas e higienizadas ao manusear os itens alimentares; • Evite a ingestão de alimentos crus ou mal cozidos, a menos que possam ser descascados; • Evite alimentos vendidos por ambulantes se houver dúvidas sobre a qualidade da higienização; • Mantenha os alimentos sempre muito bem protegidos de animais e insetos.

A imagem alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar as DTAs.